Clínica GoldSchmidt - Oftalmologia e Dermatologia

Dermatologia

Dermatologia Clínica

Os pacientes que procuram atendimento por um médico dermatologista devem ter toda a pele examinada numa primeira consulta, mesmo que o motivo da consulta seja a busca por um tratamento estético. O exame clínico é realizado pela inspeção e, se necessário, utiliza-se o dermatoscópio ou mesmo um aparelho chamado Luz de Wood.
O sucesso no diagnóstico e tratamento de várias doenças dermatológicas depende da correta avaliação pelo especialista. Doenças como melasma, dermatite atópica, pele seca (xerose), psoríase e vitiligo (entre outras) são de diagnóstico clínico e geralmente não necessitam de exames complementares. Por outro lado, condições como queda de cabelos e prurido (coceira) podem depender de uma investigação complementar para o diagnóstico correto
  A prescrição médica é individualizada e exclusiva de cada paciente e, entre os tratamentos via oral e tópicos, a prescrição de isotretinoína ("roacutan") é indicada para casos de acne grave.
Pacientes que apresentam hiperidrose axilar (excesso de suor nas axilas) podem receber aplicação de toxina botulínica (botox) com grande melhora do quadro.

Durante a avaliação médica inicial, se houver necessidade, já é realizada a cauterização química de lesões.

Dermatologia Clínica
Dermatoscopia

Dermatoscopia

O exame dermatoscópico consiste no uso do dermatoscópio para análise de lesões da pele, couro cabeludo e unhas. A realização adequada do exame depende do treinamento e da experiência do dermatologista.
A principal preocupação do médico dermatologista durante a avaliação  é detectar "pintas" que possam ser ou tornarem-se cânceres de pele e, para esta avaliação, a dermatoscopia é muito importante.

A dra Maria Cristina realiza dermatoscopia há mais de 10 anos, tendo recebido o treinamento inicialmente durante a residência médica e depois realizando cursos de atualização e aperfeiçamento ao longo dos anos.

Estética

- Aplicação de botox® na face;
- Preenchimento com ácido hialurônico da face;
- Aplicação de LASER para rejuvenescimento, clareamento de manchas, fechamento de "vasinhos" da pele, redução de pêlos;
- Tratamento de flacidez da face com ultrasom microfocado (ultraskin®);
- Microagulhamento: realizado com roller de 2,5mm após anestesia tópica, usado para rejuvenescimento e tratamento de estrias, entre outras indicações;
- Aplicação de peelings de ácidos para rejuvenescimento, tratamento de acne, clareamento de manchas.

Estética
Dermatologia Cirúrgica

Dermatologia Cirúrgica

A realização de biópsias de pele, couro cabeludo e unhas para diagnóstico de doenças é uma conduta exclusiva do médico dermatologista.
Muitas vezes,  o tratamento definitivo da onicocriptose (unha encravada) só é possível através da realização de uma pequena cirurgia na unha (cantoplastia).

A dra Maria Cristina realiza a exérese de nevos ("retirada de pintas") e pequenos cistos, curetagem e eletrocauterização de verrugas, cantoplastia e exérese de pequenos tumores da pele, unhas e couro cabeludo.

Dermatologia Pediátrica

A pele dos recém-nascidos pode apresentar alterações chamadas "fisiológicas" (sinais considerados normais de acordo com a idade) mas também pode apresentar problemas que necessitam de tratamento. Muitas vezes o médico pediatra solicita a opinião de um dermatologista e, nestes casos, é importante que o dermatologista tenha experiência e goste de cuidar de bebês e crianças.

A dra Maria Cristina especializou-se em pediatria antes de fazer a residência em clínica médica e dermatologia, por isto dedica-se ao cuidado dos pequeninos com carinho e atenção.

Dermatologia Pediátrica
Drª. Maria Cristina

Drª. Maria Cristina

A Dra. Maria Cristina é uma médica com um currículo diferenciado.

Após formar-se em medicina na Faculdade de Medicina de Jundiaí, cursou residência médica em pediatria na USP de Ribeirão Preto, reumatologia pediátrica na Unicamp, clínica médica no Hospital Heliópolis, em São Paulo e, finalmente, residência médica em dermatologia no Hospital Celso Pierro (PUC Campinas). Obteve o título de especialista em dermatologia no ano de 2008 e, desde então, atuou como dermatologista em serviços públicos e na Clínica Goldschmidt.

Durante os anos de 2010 a 2105, frequentou o ambulatório de dermatologia pediátrica do Hospital das Clínicas da Unicamp na qualidade de médica voluntária. Realizou estágio de três meses durante o ano de 2014 no ambulatório de dermatologia pediátrica do Hospital das Clínicas da USP (SP). Paralelamente a estas atividades, sempre frequentou congressos médicos e workshops, em busca de constante aprimoramento nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria.

No dia a dia a dra Maria Cristina atende pacientes de todas as idades, procurando examinar toda a pele, independentemente da razão que motivou a consulta, preocupando-se com a saúde em primeiro lugar.

Sempre com a postura séria, mas com suavidade e simpatia, tornou-se uma referência dermatológica na cidade de Valinhos.