Clínica GoldSchmidt - Oftalmologia e Dermatologia

Publicações

08/02/2018

Acne nas mulheres e estrias nas meninas: o que está acontecendo?

Acne nas mulheres e estrias nas meninas: o que está acontecendo? Por que mulheres com mais de 25 anos começam a ter acne ("espinhas")?

Este quadro, denominado "acne da mulher adulta", é causado por vários fatores, sendo o principal um desequilíbrio hormonal. A Síndrome do Ovário Policístico é a causa mais comum de produção aumentada de hormônio (testosterona) pelos ovários, mas, em muitas mulheres que não têm esta síndrome, o stress diário associado a um ritmo de vida acelerado ou até mesmo o excesso de peso podem levar ao aumento na produção de cortisol e também de testosterona, hormônios produzidos geralmente em níveis mais baixos. Por este motivo o uso do anticoncepcional oral muitas vezes é suficiente para controlar a acne (ele “regula” a produção hormonal).

Outras causas importantes de acne nas mulheres adultas: uso de cosméticos inadequados (protetores solares e cremes “oleosos”), alimentação rica em carboidratos e carnes gordurosas e pobre em frutas e verduras, baixa ingesta de água, limpeza imprópria da pele (que permanece com maquiagem e poluição).

O tratamento da acne deve ser feito com a orientação de um médico dermatologista, mas, ter uma dieta saudável, beber água, sempre limpar a pele antes de dormir e usar cosméticos adequados para seu tipo de pele são cuidados imprescindíveis. Com relação às estrias das adolescentes, sabemos que estão relacionadas a uma tendência genética, mas o ganho de peso e desenvolvimento sexual (aumento das mamas, das nádegas) e o “estirão” de crescimento da adolescência são os principais responsáveis.

Para prevenir, deve-se evitar o aumento rápido do peso, praticar uma atividade física, ter uma dieta equilibrada e cuidar da hidratação da pele (tomar água!).

Uma vez que já tenham surgido, o melhor resultado do tratamento é obtido quando as estrias ainda estão “avermelhadas”, o que significa que são mais recentes (estrias antigas tornam-se esbranquiçadas). Procure orientação!

Fonte: Guia Gaia em  18/04/2013